Tratamento minimamente invasivo do cisto pilonidal
Publicado nos Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (ABCD)
Os cirurgiões do Departamento de Coloproctologia do Hospital Santa Izabel de Salvador acabam de publicar um artigo sobre o tratamento minimamente invasivo do cisto pilonidal. Dr. Carlos Ramon Mendes, integrante do quadro de cooperados da Coopercolo, e Dr. Luciano Ferreira, que além de cooperado é presidente da cooperativa, tiveram o trabalho publicado nos Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (ABCD), periódico da Associação Brasileira de Cirurgia Digestiva.
O estudo é multicêntrico: brasileiro e também argentino, já que foi feito em parceria com o também coloproctologista Dr. Leonardo Salim, do Parque Clinic, de Rosário, na Argentina.
Conforme o artigo, o cisto pilonidal é uma “infecção da pele e do tecido subcutâneo, secundário à inflamação crônica, com maior frequência na região sacrococcígea, e associado à presença de pelos nesta região”. A publicação científica apresenta os bons resultados cirúrgicos do tratamento endoscópico deste tipo de cisto, feito com fistuloscópio Meinero, um obturador, um eletrodo monopolar, uma escova e pinça endoscópica. Foram 67 pacientes estudados.