#GlosaZero: uma campanha da Coopercolo
A Coopercolo acaba de lançar entre seus cooperados a Campanha #GlosaZero. Durante o mês de setembro, as equipes Administrativa e de Comunicação apresentarão os resultados de um estudo sobre as glosas que interferem no faturamento da cooperativa. As ações incluem a produção da terceira versão do Manual Fature Certo e a apresentação de casos frequentes que geram glosas indevidas (veja ao final).
Você sabe o que é uma glosa?
Glosa é quando o plano de saúde suspende pagamento de serviços contratados, tais como: consultas, exames, cirurgias, medicamentos, materiais ou taxas cobradas por hospitais, além de outros profissionais de saúde conveniados.
O prestador pode ser impedido de ter acesso às justificativas das glosas e de contestar as glosas?
Não é permitido estabelecer, no contrato, regras que impeçam o prestador de contestar as glosas e de ter acesso às justificativas das glosas. Ou seja, o prestador (cooperativa) sempre saberá o motivo da glosa e poderá contestá-lo ou acatá-lo. Veja:
O que diferencia uma glosa com um plano de saúde que a Coopercolo tem convênio firmado da glosa com um plano não-conveniado?
No caso dos conveniados, é obrigatório formalizar, em contratos escritos entre operadoras e prestadores de serviços, as obrigações e responsabilidades entre essas empresas. Caso não exista contrato escrito entre as operadoras e a rede credenciada (no caso, a cooperativa), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) poderá aplicar as penalidades previstas na Resolução Normativa RN nº 124/2006.
Baixe agora o Manual Fature Certo, produzido pela Coopercolo