Prevenção do grande queimado

Cooperado, cirurgião plástico e Coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica e Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral do Estado (HGE-BA), Marcus Vinicius Barroso é um dos colaboradores dos artigos “Prevenção do grande queimado” e “Tratamento inicial ao paciente grande queimado”. As publicações integram o projeto Trilha do Conhecimento, da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), que abordará, no mês de setembro de 2020, as Inovações tecnológicas no tratamento do grande queimado – MEEK, com patrocínio da EFE.

A primeira publicação — cujo autor principal é o cirurgião plástico e presidente da SBQ, José Adorno — trata sobre a importância da prevenção como primeiro cuidado para evitar as queimaduras, a importância das estratégias de prevenção e o que tem de recursos no Brasil que pode planejar a prevenção contra queimaduras para garantir a diminuição de mortes e de grandes queimados.

O outro artigo — que tem autoria principal do cirurgião plástico e tesoureiro da SBQ, Mário Frattini — é de interesse dos profissionais de saúde que fazem ou desejam fazer atendimento inicial do paciente queimado. Aborda a forma de condução do atendimento inicial de um paciente grande queimado, cujo conteúdo tem como objetivo ser mais um instrumento para a equipe de saúde adquirir conhecimentos para melhorar este atendimento, principalmente para equipes de pronto socorro.

Para ler a apresentação e os dois artigos científicos, basta clicar abaixo. O projeto terá ainda outros materiais, como ebooks e vídeos. Todo o conteúdo ficará disponível na biblioteca virtual do site da SBQ (www.sbqueimaduras.org.br).

Trilha do Conhecimento Grande Queimado – MEEK

Cap. 1 – Trilha do Conhecimento Grande Queimado – MEEK

Capítulo 02 – Tratamento Inicial do Grande Queimado